30 de set. de 2011

Tecnologias afastando as pessoas




Muito se fala sobre os benefícios do uso das tecnologias de comunicação nas empresas.
Mas também há muitos que defendem que isso, se utilizado de maneira errada, gera péssimos resultados para a organização.
Pode parecer estranho, mas eu acredito na segunda.

Antes de você argumentar a favor do E-mail, MSN Messenger, Skype, G-Talk, Redes Sociais etc, pense no seguinte:

Porque empresas gastam fábulas com programas de integração, dinâmicas para ensinar trabalho em equipe, estimulo da sinergia e resiliência, defesa do altruísmo no ambiente de trabalho entre outras atitudes para trazer os seus colaboradores de volta o mundo real (físico)?

Sabemos que o bom profissional:

- Tem boa comunicação, sabe se expressar de forma clara e concisa/coesa.
- Possui a habilidade de organizar o seu tempo de trabalho para que nada fique de fora, nenhuma etapa, nenhuma ação.
- Descobre suas habilidades e também sonda a dos colegas; sempre propondo, mesmo que implicitamente, um sistema de contribuição mútua onde um traballha para superar a deficiência do outro.
- Possui a difícil habilidade humana de lidar com dificuldades - superar pressão - sabe superar traumas.
- Sabe repassar notícias boas e ruins. Sempre está em contato com seus clientes, chefes, colegas, etc.
- Sempre preocupado em fazer mais rápido, mais barato e com mais qualidade.
- Trabalha incansavelmente não apenas para satisfazer o cliente. O objetivo maior é transcender as expectativas do cliente, da corporação, dos colegas, etc.

Agora cá para nós, é possível tudo isso utilizando ferramentas de comunicação que não seja o tradicional cara-a-cara?

Circule por sua empresa, procure saber sobre o trabalho dos seus colegas, faça visitas aos seus clientes, conheça o mercado que você atua, compartilhe o seu conhecimento, descubra tudo sobre o seu concorrente, leia sobre novidades do seu setor, discuta e promova debates sobre temas relevantes, atualize-se o tempo todo, avalie e deixe ser avaliado.

Bons negócios.