Muito se fala sobre os benefícios do uso das tecnologias de
comunicação nas empresas.
Mas também há muitos que defendem que isso, se utilizado de
maneira errada, gera péssimos resultados para a organização.
Pode parecer estranho, mas eu acredito na segunda.
Antes de você argumentar a favor do E-mail, MSN Messenger,
Skype, G-Talk, Redes Sociais etc, pense no seguinte:
Porque empresas gastam fábulas com programas de integração,
dinâmicas para ensinar trabalho em equipe, estimulo da sinergia e resiliência,
defesa do altruísmo no ambiente de trabalho entre outras atitudes para trazer
os seus colaboradores de volta o mundo real (físico)?
Sabemos que o bom profissional:
- Tem boa comunicação, sabe se expressar de forma clara e concisa/coesa.
- Tem boa comunicação, sabe se expressar de forma clara e concisa/coesa.
- Possui a habilidade de organizar o seu tempo de trabalho
para que nada fique de fora, nenhuma etapa, nenhuma ação.
- Descobre suas habilidades e também
sonda a dos colegas; sempre propondo, mesmo que implicitamente, um sistema de
contribuição mútua onde um traballha para superar a deficiência do outro.
- Possui a difícil habilidade humana
de lidar com dificuldades - superar pressão - sabe superar traumas.
- Sabe repassar notícias boas e ruins. Sempre está em
contato com seus clientes, chefes, colegas, etc.
- Sempre preocupado em fazer mais rápido, mais barato e com
mais qualidade.
- Trabalha incansavelmente não apenas para satisfazer o cliente. O objetivo maior é transcender as expectativas do cliente, da corporação, dos colegas, etc.
- Trabalha incansavelmente não apenas para satisfazer o cliente. O objetivo maior é transcender as expectativas do cliente, da corporação, dos colegas, etc.
Agora cá para nós, é possível tudo isso utilizando
ferramentas de comunicação que não seja o tradicional cara-a-cara?
Circule por sua empresa, procure saber sobre o trabalho dos
seus colegas, faça visitas aos seus clientes, conheça o mercado que você atua,
compartilhe o seu conhecimento, descubra tudo sobre o seu concorrente, leia
sobre novidades do seu setor, discuta e promova debates sobre temas relevantes,
atualize-se o tempo todo, avalie e deixe ser avaliado.
Bons negócios.