24 de fev. de 2011

Não são todos que te elogiam?


Ter o seu trabalho espontâneamente reconhecido no ambiente corporativo é algo bem raro. Ainda mais se esse reconhecimento vier de seus colegas. Ai então é mais difícil do que conseguir tirar uma foto nítida do cometa Harley com uma câmera VGA de celular.
Veja o real motivo desta atitude egoísta que ronda as empresas e equipes nesta fábula abaixo:


Era uma vez um casal que tinha um filho de dez anos e um burro.
Decidiram viajar, trabalhar e conhecer o mundo.
Assim, foram os três com seu burro.
Ao passar por um povoado, todos comentaram: “Veja que menino mal educado; em cima do burro e os pobres pais, puxando as rédeas.”
Então, a mulher disse a seu marido: "Vamos permitir que essa gente fale mal do menino?"
E o marido resolveu. Tirou o menino e subiu ele no lombo do burro.
E no segundo povoado, todos murmuravam: “Veja que tipo sem vergonha; Vai bem cômodo em cima do burro enquanto a mulher e o filho vão puxando as rédeas”
Então, tomaram a decisão de colocar a mulher no lombo do burro, enquanto pai e filho puxavam as rédeas.
Ao passar pelo terceiro povoado, todos comentavam: “Pobre homem. Depois de trabalhar o dia todo, ainda tem que levar a mulher sôbre o burro! E pobre filho que espera dessa mãe!”
Entraram então em um acordo e decidiram subir os três no lombo do burro para começar novamente sua peregrinação.
Ao chegarem no povoado seguinte, todos comentavam: “São mesmo umas bestas, será que não vêm que podem quebrar a coluna do pobre animal.!”
Por último, decidiram descer os três e caminharem junto ao burro.
Porém ao passarem pelo povoado seguinte, ouviram todos sorridentes dizerem: “Vejam só estes três idiotas: caminham, quando têm um burro que poderia leva-los”

Moral da história... Sempre vão te criticar, falarão mal de você e será difícil encontrar alguém que concorde com suas atitudes.

23 de fev. de 2011

Saber "gastar" em marketing, você sabe?

Em primeiro lugar, gastar dinheiro é algo como rasgá-lo ou queimá-lo, algo bem diferente de quando investimos recursos financeiros. Todos sabemos isso, mas vivemos dizendo "gastar" para qualquer coisa.

O marketing e sua principal ferramenta, a publicidade, são os principais meios com que os empresários classificam como "gastões".
Um vez ouvi de um tio meu a seguinte frase: "Comprar bem para vender melhor".
E resolvi transformá-la em: "Gastar bem para não gastar".

Essa é a chave do sucesso de determinadas marcas. Não por acaso são normalmente as grandes e as mais ousadas em suas estratégias.

Assistam o seguinte vídeo abaixo:



É fácil perceber que, aos olhos dos mais leigos, esta ação de marketing teve um certo nível de exposição da marca, ou seja, aquele grupo que participou da experiência com os produtos e brindes seguramente espalhará a novidade e contará para o máximo de pessoas possíveis.
Mas o "pulo do gato" não está nisso, está no passo seguinte. O vídeo acima.
Este vídeo tem circulado em diversos blogs, microblogs e demais meios digitais. Assim, o número de pessoas atingidas se multiplica a cada segundo. Envolvendo-se com a simpatia da ação e toda a alegria envolvida.

Vamos a um calculo rápido.
Qualquer revista pequenas, segmentada e de pouca tiragem, atinge no máximo 12 mil pessoas a um custo de aproximadamente R$14.000,00 por veiculação.
Uma ação como a promovida pela Coca Cola, seguramente não ultrapassou o investimento de R$10.000,00 entre adaptação do caminhão e aquisição dos brindes.
E vejamos quantas pessoas foram "atingidas" pela marca:
Até o momento, 9:17 do dia 23 de fevereiro, 84.674 pessoas já assistiram o vídeo.
Isso sem contar o pessoal que participou da experiência com o caminhão no local.

Sacou a genialidade dos bons marketeiros?
Muitos enxergariam apenas a marca atingindo os envolvidos com os brindes e produtos em cortesia, mas o segredo está na repercução disso na internet.

Empresário, aprenda de uma vez por todas. A maior mídia do mundo e a mais barata é a internet. Use-a sem moderação.