29 de jul. de 2009

Twitter off-line



Dica de hoje:
Estimule os seus gestores (diretores, gerentes, coordenadores, etc)
a manterem uma conta ativa e atualizada no Twitter e/ou um Blog.

2 de jul. de 2009

Identifique-se



Criei um quadro apenas para registrar o vocabulário utilizado entre os profissionais de diversos setores. A tabela é enorme, mas citarei apenas alguns neste link abaixo.


ACOMPANHE CLICANDO AQUI

* Não encare isso como uma ofensa a qualquer profissão, por favor.

1 de jul. de 2009

Medindo o poder de abstração de sua equipe, seus aspectos pessoais e vocacionais.



Sei que é algo muito difícil de implantar num sistema atual onde o profissional deve dedicar 100% do seu tempo aos assuntos diretamente relacionados à empresa.
Mas, se você realmente quer manter uma equipe forte e criativa, incentive-os a utilizar pelo menos 20% do tempo deles a escrever um blog, fotografar, “twittar”, compor, desenhar, etc.
Em resumo, tente estimula-los a utilizar esse tempo para criar algo onde possam expressar suas idéias.
É com essas atividades que poderão abstrair-se do mundo corporativo e se envolverem com algo que realmente gostam.
Vamos utilizar o exemplo do blog ou twitter.
Através do resultado dessas publicações você gestor terá informações suficientes para entender as dificuldades e aptidões dos seus colaboradores e por sua vez adaptar as atribuições de cada um adequando-os a funções que mais se encaixem.
Além de ser uma ótima ferramenta vocacional, você poderá notar aspectos pessoais, aflições, indignações, senso crítico, sutilezas, raciocínios, reações, etc. O que lhe garante uma boa chance para interagir com os aspectos pessoais de cada colaborador.
Estes 20% devem ser utilizados preferencialmente com assuntos extra-empresa. Ou seja, um colaborador/blogueiro que atua no departamento de engenharia deverá escrever algo que não relacione com aspectos técnicos dos produtos ou serviços de sua empresa.
Em resumo, não devem produzir nada que cite diretamente a empresa.

Aposte nessa idéia.