30 de jun. de 2009

Endomarketing pode ser fatal para o seu negócio.



Hoje em dia a maior dificuldade enfrentada pelos empreendedores é manter os seus colaboradores alinhados com os interesses e objetivos da empresa.

Por mais fabulosa que sua ação de endomarketing for nunca a adesão e o envolvimento do seu pessoal será 100%.

Isso se dá devido a muitas empresas concorrente se auto-promoverem com títulos do tipo: “as melhores para se trabalhar”, demonstrando claramente apenas um lado da moeda.

Isso movimenta um consciente coletivo que distorce o ideal de satisfação profissional dos seus colaboradores e esses tendem a enxergar a atual função como depreciada quando comparada às maravilhas que o mercado externo oferece.
Há 4 grupos de empresas neste ponto de vista, são eles:
1: As que não fazem nada em endomarketing.

2: As que trabalham muito bem o endomarketing.

3: As que trabalham muito bem o endomarketing e vendem isso ao mercado.

4: As que não fazem nada em endomarketing, mas vendem isso de maneira oculta ao mercado.


Se a sua empresa está no grupo 1 ou 2, com certeza seus colaboradores tem como objetivo maior migrarem para as dos grupos 3 ou 4.

Já, se a sua empresa é do grupo 4, certamente perderá seus colaboradores para o grupo 3 ou 2.


O que observamos aqui:

Colaboradores do grupo 1 são super influenciáveis, migrarão com certeza para a primeira vaga numa empresa que aparecer, seja ela engajada em ações de endomarketing ou não. Esta tem uma alta rotatividade de funcionários.

Os do grupo 3 vão para o grupo 4 e os do grupo 4 vão para o 3. Uma rotineira troca, um loop.


Mas por que esse fenômeno? Você me pergunta.

Respondo, não adianta só vender o seu endomarketing ao mercado. Isso é uma arma contra você mesmo. Cria-se a cultura interna de seguir a propaganda e de observar o mercado atrás de alguma coisa a mais. A rotatividade é de média a alta nessas empresas.


O que é ideal então Danilo?
O ideal é manter sua empresa no grupo 2, aquela que implanta a coisa da maneira correta e que não divulga isso ao mercado como a maior maravilha de sua gestão.
Só assim terá o seu pessoal vestindo a camisa, suando a testa para fazer a sua empresa crescer e baixíssima rotatividade.

Mas então, como se faz um endomarketing? Como tornar a minha empresa uma grupo 2?

Em primeiro lugar, não divulgue externamente e por vias oficiais as suas ações de endomarketing (nada de publicar isso no site da empresa, nas apresentações, em releases para revistas, matérias jornalísticas, etc), deixe que isso aconteça naturalmente e via boca a boca (viral) pelos seus funcionários. Eles venderão a idéia de maneira muito eficiente e não se encantarão pelas propagandas dos seus concorrentes.
Um endomarketing eficiente tem em seu plano de ação 4 grupos, que diretamente influenciam o bom rendimento do trabalho na empresa e que se correlacionam. O que denomino IMEC:
- Integração - Como o nome indica, trata-se do interpessoal dos nossos colaboradores;

- Motivação - Para superar metas e seguir num ritmo positivo;

- Envolvimento – Com as ações da empresa;

- Comprometimento – Alinhamento com os objetivos da empresa.


Como meta a empresa tem o IMEC na ordem inversa de prioridade, onde o comprometimento é mais importante que o envolvimento que é mais importante que a motivação e assim por diante.
Porém, para implantar o sistema IMEC o ideal é segui-lo como se apresenta, ou seja, primeiro integrar o seu pessoal, depois promover ações motivacionais, partir para envolvê-los e depois chegar ao comprometimento.

O ideal é desenvolver um plano onde tudo ocorre ao mesmo tempo, mas isso nem sempre é possível pois um projeto grande o suficiente exige boa parte dos recursos financeiros.
Para solucionar isso, recomendo um sistema modular. Onde cada grupo do IMEC é implantado em seu tempo. Um a um ou então todos ao mesmo tempo só que em doses menores.

Garanto que em 2 anos você terá um novo capital humano em sua empresa.

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